Melhoria contínua, uma questão pessoal.

07a92d6

Oi oi oi, Leitor (a) querido (a)!

Você já parou para pensar o quanto é importante melhorarmos continuamente no que fazemos?

Estamos sempre nos dedicando, trabalhando, nos doando, dando tudo que temos e sabemos. E ai nos deparamos com uma crítica. E Chateados falamos para nós mesmos: “Hummm… Poxa vida! Eu me dediquei tanto e me disseram que eu tenho que melhorar nesse requisito? Será que não enxergaram o tanto que me dediquei?” E uma série de sensações começa a se criar dentro da gente.

Lidar com uma crítica não é mesmo nada fácil, todos nós temos um pouco de dificuldades nesse aspecto. Mas quando a crítica é feita de forma construtiva, de melhoria, devemos olhar para ela como um ponto de aperfeiçoamento e de crescimento.

E sem contar que saber receber uma crítica construtiva é ter um pouco de  humildade, mostrar que mesmo que você esteja certo, você sabe ouvir, aceitar e respeitar o ponto de vista dos outros. Claro que quando se trata de uma crítica destrutiva, não devemos nos abalar e se estão falando algo que você realmente tem consciência que você não é, deve se manter ciente disso, do bom ser humano que é. E nem discutir. Deve-se sair de perto dessas pessoas, pois vamos combinar que as pessoas que são inteligentes não perdem tempo em ficar por ai difamando os outros e muito menos discutindo.

Mas voltando para o assunto abordado, receber uma crítica construtiva é uma forma de avaliação, pois alguém está nos mostrando um ponto que não estamos vendo. Ou seja, isso é uma ajuda, uma oportunidade de trocarmos o sentimento de decepção, por de motivação, de vontade de melhorar mais, mesmo que seja algo que esteja já muito bom. Digamos que seja mais um “degrau”para compor a sua escada que te levará ao topo.

Afinal, tudo isso faz parte da vida. Devemos saber ganhar e perder, comemorar muito por ter sido elogiado, mas também aceitar uma crítica construtiva e de melhoria.

Melhoria Contínua deve fazer parte da nossa vida. Pois até a norma mundial de qualidade a ISO 9001, diz que nada deve ser 100% perfeito, pois se assim for a qualidade cai. No entanto, mesmo que esteja 100% perfeito devemos sempre acreditar que temos algo á melhorar. E assim sempre estaremos buscando melhorias e qualificações, mantendo assim qualidade e excelência em tudo que fizemos, seja na vida profissional ou pessoal.

O importante é acreditar sempre que somos capazes e que podemos ser tudo o que quisermos. Melhorias e novos aprendizados é parte do contexto para ajudar realizar aquilo que desejamos, sonhamos e acreditamos que somos e podemos ser.

“Coragem, determinação, confiança, são fatores cruciais para o sucesso”(Dalai Lama).

Desejo-te muito sucesso!

Paz e Luz,

Lumara Diniz.

Imagem: Google Imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *